A importância do tratado para a proteção do alto mar, das Nações Unidas, foi ilustrada com uma fotografia do investigador do MARE Nuno Vasco Rodrigues. Tirou-a “a bordo” da campanha MARE@Porto Santo 2020, durante o mergulho, nas profundezas da Madeira e captou uma equipa de investigadores a avaliar a biodiversidade marinha no topo de um monte submarino. Porque a imagem foi premiada na UN World Oceans Day Photo Competition 2022, é usada pelas Nações Unidas.
"É uma grande alegria ver que o meu trabalho ilustra um marco tão relevante para o Oceano global. Acredito que se a imagem servir para captar a atenção dos leitores, será mais fácil passar a mensagem" reflete o investigador.
O investigador já fez muitas fotografias. O intuito é sempre "contar histórias usando a imagem como ferramenta de comunicação para a conservação", explica. E está sempre à procura de novas histórias que sente que merecem ser contadas.
O que quer ver? Este tratado a ser "um passo em frente no sentido da preservação da biodiversidade e não mais um acordo simbólico anunciado com pompa e circunstância mas que na prática pouco altera o status quo. Após tantos anos de negociação, espera-se que este tratado venha reforçar as políticas de conservação marinha, aliando o combate às alterações climáticas e à poluição com uma gestão sustentável dos recursos marinhos. Não há tempo a perder!"