A Maria da "Carta Misteriosa" convida as crianças da Graciosa para uma aventura em casa

O livro “A Carta Misteriosa e a Descoberta da Ilha da Biosfera”, de autoria da investigadora MARE | ARNET Kasia Sroczyńska, foi lançado em março na Ilha Graciosa.

Esta obra da investigadora Kasia Sroczyńska, da Universidade de Évora, com ilustrações de Bernardo P. Carvalho (editora Planeta Tangerina), é resultado do projeto GraciosAzul, coordenado pelo MARE e financiado pelo Fundo Ambiental, cujas iniciativas envolveram mais de 1900 pessoas, entre 2024 e 2025.

Através da história de Maria, uma menina que vive na Graciosa, o livro fala com os mais pequenos e sensibiliza-os para a valorização da sua casa, território classificado como Reserva da Biosfera pela UNESCO. Aqui, a Maria é surpreendida por uma carta misteriosa que chega da grande metrópole, desencadeando uma aventura de descoberta. Maria aprende a valorizar o património natural e a importância da convivência harmoniosa entre o humano e a natureza.

O livro foi apresentado no Museu da Graciosa e, posteriormente, nas pré-escolas, nas escolas do 1.º ciclo e nas turmas do 5.º e 6.º anos do 2.º ciclo da ilha. Adicionalmente, foi central numa visita de estudo com alunos da Escola da Reserva da Biosfera de Castro Verde à Graciosa. Estes alunos acompanharam as aventuras de Maria e, com ela, ficaram a conhecer o que significa ser uma Reserva da Biosfera, desvendando como a Ilha Graciosa procura conciliar a conservação da natureza com o bem-estar e satisfação das comunidades locais. No âmbito desta iniciativa, cada criança recebeu um exemplar do livro.

“Maria vive numa Ilha da Biosfera no meio do Oceano Atlântico. Um dia encontra uma garrafa na praia. Mas não é uma garrafa qualquer... Dentro da garrafa, a Maria descobre uma carta misteriosa que a convida a redescobrir a sua ilha, de uma forma como nunca a tinha visto antes.”

 

O projeto GraciosAzul

O projeto GraciosAzul é liderado pelo MARE e pela Universidade de Évora e coordenado pela investigadora Kasia Sroczyńska. O seu objetivo principal é a capacitação da população e dos atores locais da Ilha Graciosa, com foco na promoção e valorização dos recursos naturais e culturais, tendo como veículo o conhecimento científico. Desde a sua origem, em 2023, o projeto implementou 19 ações de educação ambiental dirigidas a crianças, jovens e adultos, agentes públicos e privados, na Ilha Graciosa, com o objetivo de promover o envolvimento da comunidade em práticas sustentáveis. Estas ações incluíram workshops em escolas, oficinas, exposições, passeios científicos, ações de sensibilização ambiental e desenvolvimento de conteúdos didáticos. Durante as ações, foram explorados temas como biodiversidade marinha, economia circular, energias renováveis, compostagem doméstica, flora endémica, entre outros.

Nota: Por agora, o livro pode ser encontrado na Ilha Graciosa, mas quem tiver interesse pode contactar a investigadora ou requisitá-lo na Biblioteca Nacional, em Lisboa.

 

Texto por:  Kasia Sroczyńska e Patrícia Chaves

Ilustrações: © Bernardo P. Carvalho. All rights reserved. 

 

Ficha Técnica do livro:

© 2026

Título: A carta misteriosa
Texto: Kasia Sroczyńska
Ilustrações: Bernardo P. Carvalho
Paginação: Angelina Velosa / Planeta Tangerina
1.ª edição: Março 2026
ISBN: 978-972-778-517-9
DL: 559668/26
Impressão: Norprint – A casa do livro