Primeiro berçário de múltiplas espécies de tubarões no Atlântico Este descrito em Cabo Verde: “uma área chave para várias espécies ameaçadas”

Um estudo recente desenvolvido por investigadores portugueses do MARE, da FCUL, da Associação Sphyrna, da AIMM, da Inspeção Geral das Pescas de Cabo Verde, da Universidade Técnica do Atlântico, da NOVA-SBE e da University of St Andrews e cabo-verdianos revela zona de berçário de tubarões na baía de Sal Rei (ilha da Boa Vista, Cabo Verde). Esta região, que alberga juvenis de várias espécies ameaçadas, incluindo o icónico tubarão- martelo, é única no Atlântico Este. O estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação NGANDU, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento.

“A identificação e proteção de áreas de berçário é crucial para a conservação dos tubarões, um dos grupos de animais mais ameaçados a nível mundial”, explica o investigdor do MARE e professor de Ciências ULisboa Rui Rosa. Através da monitorização da captura incidental de tubarões, e da integração das observações e conhecimento de pescadores locais, a equipa de investigadores evidencia o uso consistente e preferencial desta zona por recém-nascidos de, pelo menos, cinco espécies de tubarões – todas elas sob risco iminente de extinção, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza.

“A relevância da região é claramente reconhecida pela comunidade local de pescadores” salienta Rui Rosa. Sendo também utilizada por mamíferos e tartarugas marinhas, “a proteção da baía de Sal Rei será importante não só para os tubarões, mas para a conservação de toda uma diversidade de organismos marinhos altamente carismáticos e para o uso sustentável dos recursos marinhos na região” acrescenta.

O estudo foi esta quarta-feira publicado na revista internacional Frontiers in Marine Science e pode ser consultado na íntegra aqui

 

                                                                                                                      © Vasco Pissarra