Pelo projeto Planeamento do Uso Sustentável do Oceano na Antártida num contexto de Alterações Ambientais Globais (PLAnT), a investigadora do MARE Catarina Frazão Santos ganhou uma bolsa de arranque do Conselho Europeu de Investigação (ERC).
“O objetivo principal do projeto PLAnT é promover o desenvolvimento e a implementação de processos de ordenamento do espaço marinho sustentáveis, equitativos, e que contribuem para a adaptação e a mitigação das alterações climáticas, na Antártida e a nível global”, explica Catarina Frazão Santos. Referindo ainda que serão "exploradas soluções para adaptação e mitigação climática baseadas no oceano, bem como mecanismos para promoção de um planeamento dinâmico e adaptativo na região”.
Esta bolsa, no valor de 1,499,819.00 euros, que terá início no primeiro trimestre de 2024 e durará cinco anos, é uma novidade na medida em que pela primeira vez um processo de ordenamento do espaço marinho desta envergadura é pensado para uma área que é gerida a nível internacional.
A investigadora conclui com uma mensagem: "É necessário sensibilizar para a necessidade de uma "mudança de paradigma"".