Durante a audição do Ministro do Mar a propósito do Orçamento de Estado para 2020, que decorreu no passado dia 23 de janeiro na Assembleia da República, foi destacado o trabalho do MARE no domínio da gestão e conservação dos peixes diádromos.
No seguimento do importante papel que tem a conservação de espaços marinhos e seus recursos vivos e não vivos na agenda, o deputado José Manuel Carpinteira mencionou o trabalho do MARE que tem vindo a consolidar o conhecimento sobre a gestão e conservação da população de peixes migradores, nomeadamente a lampreia marinha e o sável.
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, respondeu assegurando conhecer a necessidade de encontrar medidas para agilizar a conservação dessas espécies nos nossos rios. Espécies essas que também para o Ministro do Mar são prioritárias.
O Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, referiu igualmente a importância de garantir a participação de todos os profissionais para gerir de forma sustentável as espécies que são muito importantes não só para o meio ambiente como para a cultura.
Assista aqui