A descoberta casual da grande mancha de lixo do Pacífico Norte em 1997 pelo Capitão Charles Moore, trouxe para a ribalta uma questão que estávamos longe de ter de enfrentar. O plástico nos oceanos é hoje um novo problema global, com múltiplas implicações para a sociedade e de resolução complexa.
Para comemorar o Dia Nacional do Mar, 16 de novembro, a Biblioteca da FCT-NOVA (em colaboração com a DCEA-FCT e o MARE) convidam a ir conhecer o Capitão Charles Moore e ouvir o seu relato sobre os 20 anos passados a monitorizar o lixo marinho nos oceanos. Este evento conta também com a presença de João Frias, um dos primeiros investigadores sobre o tema em Portugal.
À entrada da biblioteca estará o mural artístico "Impossible Bottle", criação de Matilde Sousa, André Pereira e Hugo Almeida); e irá decorrer uma demonstração de soluções para a reutilização plástico pela equipa Precious Plastic Portugal (OPO-LAB). O projecto Precious Plastic, iniciado em 2013 na Holanda, conta com uma comunidade global de centenas de pessoas que se dedicam a arranjar soluções para combater a poluição causada pelo plástico. O projeto partilha online conhecimento, ferramentas e técnicas de acesso livre e gratuito que todos podem utilizar.
Junte-se a este evento sobre lixo marinho e microplásticos!
Inscrições aqui. A inscrição é gratuita e obrigatória, sendo os lugares limitados à lotação do auditório.