Entrevista especial: projeto BlueWave

Na sequência da call que abriu o ano passado dedicada à Literacia do Oceano, o MARE conseguiu quatro projetos financiados pelo EEA Grants. O projeto BlueWave é um deles e nesta entrevista a coordenadora do projeto Ana Marta Gonçalves explica o mesmo.

 

Em que consiste o projeto? Qual é a ideia-chave e o público-alvo do projeto?
A crescente preocupação com os recursos do oceano, mudanças ambientais, perdas de biodiversidade e danos ao habitat relacionados com a poluição leva à necessidade de uma ação global para implementar planos e estratégias de mitigação para a sustentabilidade dos oceanos, recursos marinhos e os impactos das atividades humanas. Estimular o interesse dos cidadãos mais jovens pela Ciência é um passo importante para permitir uma intervenção consciente. No entanto, a maioria dos programas educacionais relacionadas com questões ambientais é mais direcionada para alunos do ensino pré-escolar e do ensino básico, e menos direcionado para os alunos do ensino secundário. De modo a reverter esta tendência, o projeto BlueWave propõe promover a Literacia dos Oceanos em escolas secundárias através de sessões educativas orientadas por membros do projeto em sete escolas secundárias portuguesas integradas na Rede “Escola Azul”, continente (norte, centro e centro-sul) e ilhas, e sessões de Formação Certificada de Professores, focando temas como a Biodiversidade, a problemática do Lixo Marinho e as Alterações Climáticas. Essas ações envolvem 350 alunos (50 por escola) e 28 professores (4 por escola). O projeto envolve outras quatro atividades: i) aprendizagem interativa a ser realizada entre as aulas que consistem em questionários, concursos e um aplicativo de Quiz que foca os principais aspetos da Literacia dos Oceanos, ii) campanhas de limpeza de praias, iii) Concurso de Ideias de Empreendedorismo e iv) desportos náuticos a realizar no evento final (ex: canoagem, paddle e remo). Após a participação em cada atividade, cada aluno receberá um carimbo no seu passaporte BlueWave.

 

Como surgiu a ideia para este projeto?

A ideia surgiu, por um lado, no sentido de estimular o interesse e criar responsabilidade dos cidadãos mais jovens pela Ciência e pelas questões relacionadas com os oceanos, fornecendo-lhes competências nas tomadas de decisão e nas opções das suas escolhas, mais sustentáveis e no sentido da preservação e conservação dos ecossistemas e dos seus recursos, e, por outro lado,  com o objetivo de criar e implementar ferramentas de apoio ao professor no ensino das temáticas relacionadas com a literacia dos oceanos de modo a inserir nos curriculos escolares a lecionação destas temáticas e promover a dinamização das atividades dentro e fora da sala de aula.

 

De que forma vai este projeto ao encontro da Literacia do Oceano?

O projeto BlueWave pretende capacitar-os a atuar no ambiente envolvente, assim como para análise do impacto que as ações produzem nesses ambientes; transmitir conhecimento e estratégias mais eficazes no ensino-aprendizagem da educação ambiental e fomentar a comunidade na alteração de práticas e na construção de um futuro mais sustentável. O projeto BlueWave promove a Literacia dos Oceanos em escolas secundárias através de sessões educativas orientadas por membros do projeto em sete escolas secundárias portuguesas integradas na Rede “Escola Azul”, continente (norte, centro e centro-sul) e ilhas, e sessões de Formação Certificada de Professores, focando temas como a Biodiversidade, a problemática do Lixo Marinho e as Alterações Climáticas. O projeto envolve ainda outras quatro atividades relacionadas com a  Literacia dos Oceanos: i) aprendizagem interativa a ser realizada entre as aulas que consistem em questionários, concursos e um aplicativo de Quiz que foca os principais aspetos da Literacia dos Oceanos, ii) campanhas de limpeza de praias, iii) Concurso de Ideias de Empreendedorismo e iv) desportos náuticos a realizar no evento final (ex: canoagem, paddle e remo).

 

E de que forma contribui para a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO (UNESCO Ocean Decade)?

O projeto BlueWave pretende sensibilizar e fomentar o conhecimento sobre a importância da preservação e conservação dos Oceanos, a utilização sustentável dos recursos marinhos e dos seus serviços, e desenvolver e capacitar o público escolar de ferramentas para o ensino-aprendizagem destas temáticas contribuindo para uma Educação de Qualidade.

 

Qual é a característica mais diferenciadora deste projeto?

Este projeto desenvolve e implementa em sete escolas secundárias portuguesas, integradas na Rede “Escola Azul”, continente (norte, centro e centro-sul) e ilhas, ferramentas de apoio ao professor para que possa lecionar e realizar atividades dentro e fora da sala de aula relacionadas com a Literacia dos Oceanos, dinamiza ações de formação certificada para professores e promove um conjunto de atividades para estudantes do secundário promovendo o conhecimento sobre temas relacionados com a poluição, exploração insustentável de recursos e serviços e impacto nas comunidades naturais e nas várias dimensões da sociedade (económica , social); capacita os estudantes para tomadas de decisão sustentáveis e que protejam o ambiente, e transmite  conhecimento e estratégias mais eficazes que fomentam a comunidade na alteração de práticas e na construção de um futuro mais sustentável e próspero.

Os materiais desenvolvidos ao longo do projeto ficarão disponíveis para atividades futuras, a desenvolver em escolas do continente e ilhas, permitindo, assim, a sustentabilidade desses materiais.

 

Qual é o maior desafio deste projeto?

O maior desafio deste projeto será a realização das atividades em escolas com localização geográfica tão distinta diversa (Portugal continental – norte, centro e centro-sul) e ilhas, contando para isso, com os membros da equipa coordenadora e parceiros do projeto, assim como com o apoio da comunidade escolar das escolas envolvidas.

 

O que querem efetivamente comunicar com o projeto? Quais os resultados mais relevantes que pretendem atingir com o projeto?

O projeto BlueWave pretende contribuir para a disseminação e aumento da Literacia dos Oceanos e promover a adoção de práticas sustentáveis e contribuição individual para um futuro mais sustentável; Sensibilizar estudantes, pais e professores, com impacto final no público em geral, para questões relacionadas com o Oceano, especialmente relacionadas com a poluição, exploração insustentável de recursos e serviços e impacto nas comunidades naturais e nas várias dimensões da sociedade (económica , social); capacitar para tomadas de decisão sustentáveis e que protejam o ambiente, transmitir conhecimento e estratégias mais eficazes que fomentem a comunidade na alteração de práticas e na construção de um futuro mais sustentável e próspero; contribuir para cidadãos ativos e promotores do bem-estar e qualidade dos ecossistemas.

 

Próximos passos?

Os materiais de apoio estão a ser desenvolvidos sendo os próximos passos iniciar as atividades de acordo com a calendarização prevista.

 

Qual é o conselho que deixam ao público em geral?

Desde o início da vida que nós sabemos que os oceanos têm um papel fundamental e que são imprescindíveis não só para o ser humano, mas também para todo o planeta. Têm um papel importantíssimo a nível ecológico: na regulação da temperatura; na produção de oxigénio, sendo que 70% do oxigénio é produzido a nível dos oceanos; são o abrigo de cerca de 80% espécies existentes; também influenciam e estão relacionados com a existência de diferentes tipos de clima. E para além desta importância ecológica, têm também uma importância económica e política. Dada a importância e a dependência que nós temos dos oceanos, é importante agir no sentido da sua preservação e da sustentabilidade dos recursos marinhos e dos serviços que estes sistemas nos proporcionam. Para continuarmos a usufruir destes sistemas aquáticos, é fundamental agirmos no sentido da sua preservação e da sua conservação.

 

Qual é a mensagem principal do projeto, do ponto de vista do desenvolvimento sustentável?

A exploração e uso insustentáveis dos Oceanos são questões urgentes a que temos de dar uma resposta rápida. A preservação dos ecossistemas marinhos é urgente, não apenas para os sistemas, mas para a preservação de nossa própria sobrevivência e das gerações futuras. A mudança de hábitos de consumo, a mitigação da produção de materiais poluentes e a acumulação de lixo são fundamentais para o atendimento dessas necessidades. A educação e a sensibilização para a adoção de hábitos sustentáveis e ambientalmente conscientes, desde as gerações mais novas, vão permitir o caminho para um futuro mais sustentável e próspero. Cada ação e cada um de nós é fundamental para atingir estes objetivos. A mudança está nas nossas mãos e é necessário agir.