MARE na Feira do Mar de Sines

Investigadores do MARE, nomeadamente da Universidade de Évora, estiveram presentes na Feira do Mar 2022, que decorreu de 11 a 14 de outubro, em Sines.  Várias foram as ilustres visitas como a da Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, a marcar presença nas sessões de abertura e de encerramento. Estiveram igualmente presentes José Maria Costa, Secretário de Estado do Mar, Nuno Mascarenhas, Presidente da Câmara Municipal de Sines, e António Ceia da Silva, Presidente CCDR Alentejo.

 

O espaço expositivo onde os investigadores do MARE se encontravam contou com equipamentos de biotelemetria utilizados na Infrastrutura CoastNet e em projetos de investigação em decurso no MARE, e ainda com uma câmara sonar ARIS, utilizada para monitorização de movimentos piscícolas em zonas de difícil visibilidade, como zonas estuarinas e albufeiras. É o único equipamento desta natureza disponível em Portugal; Para os mais pequenos, os investigadores do MARE dinamizaram a atividade "Mamíferos Marinhos: o que são e porque dão à costa?".

Estiveram ainda presentes, em dois dos dias da Feira, as Unidades Regionais de Investigação do MARE da Universidade de Coimbra e do Politécnico de Leiria, com exposição de materiais relacionados com projetos como o VALSAR, do MARE-Universidade de Coimbra (Valorização do Sargaço da Costa Litoral Norte) e de produtos alimentares desenvolvidos por investigadoras do MARE-Politecnico de Leiria.

 

destacar da programação deste evento a conferência onde o Diretor do MARE, Pedro Raposo de Almeida, sublinhou o papel central do MARE na investigação científica, no desenvolvimento tecnológico e inovação, com foco no estudo dos ecossistemas aquáticos, de água doce, estuarinos e marinhos, para o desenvolvimento de políticas e práticas de conservação e sustentabilidade de recursos e de apoio à governança e a importância da ligação com as indústrias locais.