A Reserva da Biosfera da Graciosa celebrou 15 anos. O programa de comemorações encheu a ilha entre os dias 16 e 18 de Setembro e o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente foi uma das instituições presentes e que apoiou a iniciativa.
Representado pela investigadora Kasia Sroczynska, do polo da Universidade de Évora do MARE, o centro de investigação promoveu o ateliê “Testa o teu conhecimento sobre a Reserva da Biosfera da Ilha Graciosa”. O ateliê contou com apresentações, workshops e um quiz com o objetivo de dar a conhecer o que torna a Ilha Graciosa numa Reserva da Biosfera e quais os objetivos e benefícios desta designação para a população local. O ateliê promovido pelo MARE aconteceu no dia 18 de setembro à tarde, destinando-se aos mais novos e também a quem os acompanha. Passaram mais de 100 pessoas pelo espaço promovido pelo MARE, cerca de 60 pessoas participaram no quiz e 20 crianças participaram no workshop.
Parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO desde 2007, a ilha Graciosa nos Açores apresenta características patrimoniais, culturais e ambientais únicas, das quais se destacam a Furna do Enxofre, os moinhos de vento com cúpulas vermelhas, a flora e fauna únicas e as colónias de aves marinhas que nidificam nos ilhéus da Praia e de Baixo, como é o caso da espécie endémica Painho de Monteiro (Hydrobates monteiroi). A Reserva da Biosfera da Graciosa abrange toda a área territorial e zona marinha envolvente da ilha.