Diretor do MARE no programa Campus Sul da TSF

 

Pedro Raposo de Almeida, Diretor do MARE, participou no episódio “Oceano e Economia Azul” do programa da TSF, Campus Sul.

O programa "que traz a Universidade à Rádio", resulta do consórcio com o mesmo nome, entre a Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Évora e Universidade do Algarve.

A licenciatura Ocean e o projeto CAIS Sagres, do qual o MARE é parceiro estratégico, foram os dois temas de enfoque neste episódio, que contou também com a participação de Assunção Cristas (Universidade Nova de Lisboa) e Alexandra Teodósio (Universidade do Algarve).

Pedro Raposo de Almeida evidencia neste programa o papel do Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora (CIEMAR), uma das estações marítimas do MARE, como recurso pedagógico na licenciatura Ocean e como interface de investigação de proximidade, onde os alunos serão introduzidos ao desafio da sustentabilidade e exploração rentável dos recursos marinhos. O Diretor do MARE falou ainda da experiência do MARE nestas questões e no domínio das ciências e tecnologias do mar, e na mais valia do contacto com um Centro de Investigação da dimensão e multidisciplinariedade do MARE, para os alunos.

O CAIS Sagres é uma iniciativa do Campus Sul – Associação Interuniversitária do Sul, tem como objetivo criar um centro de valorização dos recursos marinhos que produza riqueza e bem-estar nas populações locais e nos ecossistemas marinhos, estimulando a criação de redes transversais que passem pela pesca, aquacultura, atividades recreativas e turísticas em intensa cooperação com as empresas regionais e internacionais com interesse na área do crescimento/economia azul. O CAIS Sagres conta com a envolvência dos investigadores do MARE e do ARNET, integrando as estações marítimas do CETEMARES (Politécnico de Leiria) e do CIEMAR (Universidade de Évora).

“O que esteve na raiz da existência do Campus Sul e do CAIS Sagres é precisamente a proximidade em relação aos stakeholders locais. É absolutamente essencial envolver quem cuida do território”, afirma Pedro Raposo de Almeida.

 

Pode ouvir o programa na sua íntegra aqui.