Local: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Datas: 5 a 27 de Janeiro de 2017.
O curso terá um total de 20h (7h teóricas, 13h práticas) e tem por objectivo fornecer as ferramentas necessárias para uma correcta identificação de peixes marinhos, assentando, assim, numa forte base prática em laboratório. Aqui dar-se-á a conhecer as varias estruturas morfológicas (internas e externas), sua função e caracterização dos diferentes exemplares (quanto ao habitat, alimentação, etc.) e, principalmente, a identificação das espécies e respectivas dificuldades e potenciais erros, utilização de chaves de identificação, bem como as várias ferramentas técnicas para o efeito, numa perspectiva prática.
Como exemplo, abordar-se-ão também casos típicos de desambiguação de espécies semelhantes que ocorrem na costa Portuguesa e no mercado nacional.
A aquisição deste conhecimento tem revelado uma crescente importância, dada a necessidade de controlo de pescado, imposta pela UE, que tem vindo a exigir cada vez mais das entidades do sector das pescas, e que se traduz num maior rigor de identificação do pescado por parte dos distribuidores e intermediários envolvidos, bem como das entidades de controlo e fiscalização.
Este curso é direccionado a consultores, técnicos de empresas, de entidades fiscalizadoras e de agências na área do ambiente e pescas, estudantes de biologia, assim como outros interessados.
Pedro Félix (MARE-UL), Nuno Castro (MARE-UL), José Lino Costa (MARE-UL).
As inscrições terminam a 20 de Janeiro de 2017 e estão limitadas a um máximo de 15 formandos.
Contato: pmfelix@fc.ul.pt