Aplicações Alimentares de Recursos Marinhos: Desenvolvimento de um aditivo alimentar com base em organismos marinhos
LOCAL: MARE-IPLeiria
O papel do mar e dos seus organismos como fonte de recursos alimentares para o Homem não é novidade, no entanto o desenvolvimento da biotecnologia marinha tem aumentado este potencial, sendo o mar atualmente fonte, não só de alimento, como também de compostos funcionais com diversas aplicações na indústria alimentar.
Num trabalho em parceria com a empresa Campotec, S.A. foi demonstrada a funcionalidade do extrato de Codium tomentosum na preservação de fruta minimamente processada, através do seu efeito inibitório nas enzimas responsáveis pelo escurecimento oxidativo, polifenoloxidase e peroxidase. Estes resultados evidenciaram a potencial aplicação deste extrato como aditivo alimentar substituindo os aditivos sintéticos atualmente utilizados.
Está atualmente em curso a validação e aumento de escala da produção do extrato e sua aplicação. Serão apresentados os resultados deste estudo assim como os próximos passos e os desafios identificados para o sucesso da transferência desta tecnologia.