Este ano vamos rumar à Figueira da Foz. Aí será o Encontro MARE 2023. Um aguardado momento em que investigadores do MARE se reúnem para se conhecerem e partilhar o seu trabalho. Este ano, o evento estará especialmente dedicado à preparação do futuro no quadro da próxima avaliação das Unidades de Investigação nacionais por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Um processo que deverá começar no final de 2023 e estará concluído em meados de 2024. O MARE pretende ouvir a comunidade e discutir os próximos passos para o desenvolvimento do Plano de Ação para o Quinquénio 2025-2029. O MARE constituiu-se em 2015 e desde essa altura que tem sido classificado como Excelente. Tendo em conta os resultados científicos dos últimos anos, o MARE está confiante que esta classificação se manterá, o que terá consequências bastante positivas no financiamento plurianual desta Unidade de Investigação. Por inerência, terá também consequências positivas na capacidade do MARE de dar resposta a desafios de desenvolvimento local, regional, nacional e internacional.
Este ano o rumo será à cidade da Figueira da Foz, o que permitirá realçar o trabalho de proximidade com a comunidade, em particular desde 2016 com a instalação do laboratório MAREFOZ na cidade. As mais recentes estratégias da Universidade de Coimbra e do Município para o mar abrem oportunidades que o MARE já provou ter capacidade para dar resposta. Com este Encontro reforçamos o nosso compromisso de contribuir ativamente para os desafios que se avizinham, nomeadamente na instalação de parques eólicos offshore, tendo o MARE já iniciadas conversações para o estabelecimento de uma parceria com uma potencial empresa instaladora.
O evento começará com umas palavras do Diretor do MARE, o Dr. Pedro Raposo de Almeida, acompanhado pelo Dr. Miguel Pardal (responsável pela oferta formativa do novo CAMPUS Universidade de Coimbra da Figueira da Foz) e por um representante do Município da Figueira da Foz.
Além do Concelho Científico, o evento contará com diversos momentos de formação com muitos temas que vão desde o lixo marinho a dicas para concorrer a financiamentos ou a comunicar com os media; e atividades na cidade. "MARE de Histórias com crianças, jovens ou idosos" no Centro Social da Cáritas da Leirosa é uma delas. Cada investigador só tem de levar um objeto que o identifique no seu trabalho e a partir daí desenrola-se uma conversa sobre o seu percurso nas maravilhas que são os sistemas aquáticos. Também preparamos uma visita à exposição "O Mar é a nossa Terra", acompanhada por Eurico Gonçalves da Associação de Desenvolvimento +Surf, que cartografa e apresenta as contradições existentes entre a terra e o mar. E ainda uma visita guiada ao Laboratório MAREFOZ, uma infraestrutura de investigação e transferência de conhecimento da Unidade Regional de Investigação da Universidade de Coimbra.
A diversão e o convívio não vão faltar, e para o qual muito irão contribuir os apoios da Câmara Municipal da Figueira da Foz, do Campus UC da Figueira da Foz, Centro de Dia do Centro Social Nossa Senhora da Boa Viagem da Cáritas Diocesana de Coimbra (Leirosa), Eurico Gonçalves da ADMS - Associação Desenvolvimento +Surf, Incubadora do Mar & Indústria da Figueira da Foz, Quinta Ciência Viva do Sal, Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF), The Navigator Company, Celbi S.A., Porto da Figueira da Foz e Cevadas, Casa das Carnes do Ervedal No jantar, os Pauliteiros da Serra da Boa Viagem prometem animação.
Entre 29 e 30 de novembro as nossas redes sociais estarão cheias de bons momentos e de aprendizagem. Acompanhe!