O projeto Peixes Nativos tem como objetivo monitorizar, anualmente, na época de seca estival, espécies ameaçadas de peixes de água doce autóctones em rios intermitentes do centro do país. Paralelamente, realizam-se ações de sensibilização ambiental dirigidas a crianças das escolas de 1.º ciclo dos concelhos ribeirinhos.
Durante este mês de Outubro, irão decorrer diversas ações de educação ambiental com 12 turmas aderentes, dos municípios de Oeiras, Mafra, Torres Vedras e Sintra.
Ações estas que se estruturam segundo quatro fases que tipicamente constituem um projeto científico: preparação, exploração, análise e comunicação. Assim, no primeiro dia, o projeto é apresentado aos alunos em sala de aula e realizam-se jogos lúdicos de forma a introduzir os conceitos mais importantes. No segundo dia, os alunos são “biólogos por um dia”, acompanhando os técnicos do projeto a um rio próximo da sua escola e ajudando nas tarefas usuais de uma monitorização científica dos habitats fluviais e respetiva fauna piscícola. Por fim, os alunos são desafiados a analisar os dados recolhidos em várias áreas curriculares e a difundir a mensagem às restantes turmas da sua escola.
É, ainda, fornecido um Kit “Peixes Nativos” a todas as escolas aderentes, de forma a estimular a realização de visitas autónomas ao rio, com o objetivo de fomentar o gosto pelos passeios na Natureza e pela preservação da Biodiversidade.
A decorrer desde novembro de 2017, o projeto Peixes Nativos resulta de uma parceria entre o MARE-ISPA, o ISPA - Instituto Universitário e a Águas do Tejo Atlântico, S.A. e conta com o apoio do Instituto para a Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e do Aquário Vasco da Gama.
Website: peixesnativos.pt
Facebook: @peixesdeaguadocenativos