O projeto “Whale Tales” do MARE-Madeira foi premiado, na edição deste ano do Fundo para a Conservação dos Oceanos, promovida pelo Oceanário de Lisboa e pela Fundação Oceano Azul.
A edição deste ano tinha como tema “Espécies Marinhas Ameaçadas. Da Ciência para a Consciência” e avaliou projetos de conservação dedicados a espécies marinhas classificadas como “Criticamente em Perigo”, “Em Perigo” e “Vulnerável”, segundo a Red List of Threatened Species da UICN - União Internacional para a Conservação da Natureza.
Este projeto é liderado pelos investigadores Filipe Alves e Ana Dinis, e tem como objetivo aprofundar o conhecimento científico do uso do habitat e da condição fisiológica do cachalote (Physeter macrocephalus), no arquipélago da Madeira onde existe pouca informação sobre a utilização de habitat por parte desta espécie, e ao mesmo tempo fazer a ponte do conhecimento para os cidadãos. O cachalote tem estatuto de “Vulnerável” na Lista Vermelha da UICN, essencialmente devido à intensa atividade baleeira levada a cabo até há poucas décadas.
O projeto irá decorrer durante os próximos três anos e será utilizada uma metodologia multidisciplinar e inovadora, que combina as áreas da ecologia espacial, ecofisiologia e ecotoxicologia. Espera-se que a sensibilização e a promoção de boas práticas ambientais, assim como a ampla disseminação dos objetivos do projeto permita aproximar esta espécie mítica da comunidade local.