O grupo de investigação “Oceano aberto e mar profundo” do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente ganhou dois projetos europeus no âmbito do programa Horizonte 2020, na abertura de concurso BG-1 Improving the preservation and sustainable exploitation of Atlantic marine ecosystems.
Este financiamento permite ao MARE reforçar a sua liderança nacional no estudo do mar profundo e garante a manutenção de uma linha de investigação relevante para esta unidade de investigação. ATLAS e SPONGES são os novos projetos, agora financiados, que pretendem aumentar o conhecimento sobre os ecossistemas do mar profundo do Atlântico Norte, promovendo a utilização sustentável dos seus recursos, o crescimento da economia azul e a preservação do ecossistema marinhos vulneráveis.
Horizonte 2020 (H2020) é o Programa-Quadro da União Europeia para a Investigação e Inovação que abrange o período de 2014-2020 Este programa está orientado para o apoio à investigação e cofinancia projetos de investigação, inovação e demonstração.