“Tubarões à vista” no projeto SHARK ATTRACT do MARE

O MARE tem em curso o projeto SHARK ATTRACT, um dos vencedores da 1.ª edição do Fundo para a Conservação dos Oceanos, do Oceanário de Lisboa e Fundação Oceano Azul, que pretende promover a conservação das espécies de tubarões e raias, criando uma consciência ecológica sobre estas espécies, nomeadamente entre pescadores profissionais e lúdicos, jovens em idade escolar e a sociedade.

O “Tubarões à vista” é a iniciativa escolar do projeto, direcionada aos alunos 1.º ciclo do Ensino Básico, e que decorrerá no presente ano letivo 2018-2019. Tem como objetivos melhorar o conhecimento sobre o grupo dos tubarões e raias, sensibilizar para as ameaças que enfrentam apresentando possíveis medidas de mitigação e desmistificar a imagem negativa associada a estes animais.

A iniciativa incluirá duas sessões lúdico-pedagógicas, que decorrerão este mês e no próximo, e um desafio final em que os alunos serão convidados a criar um conto ilustrado que apele à conservação de tubarões e raias, que será apresentado num evento final a realizar no Oceanário de Lisboa e onde será eleita a história mais original. A vencedora será publicada na página do SHARK ATTRACT e receberá um prémio especial para conhecer ainda melhor os atores principais da sua história.

Acompanhados pelos investigadores MARE/SHARK ATTRACT, os alunos aprenderão sobre as características e hábitos de vida destes magníficos animais e conhecerão os perigos que enfrentam e como podemos minimizá-los. Espera-se que, no final, reconheçam a importância destas espécies no planeta e que o Homem, é de facto, a sua maior ameaça.

 

Saiba mais aqui