Simpósio internacional em Sesimbra dedicado aos impactos humanos na conetividade funcional dos ecossistemas
Entre os dias 22 e 25 de maio será o simpósio internacional - “Os impactos humanos na conetividade funcional dos ecossistemas marinhos”. Será no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra. Espera-se mais de uma centena de investigadores, gestores marinhos e políticos de 30 países para partilharem as últimas descobertas sobre a temática e discutam as políticas de gestão e preservação dos ecossistemas.
Dias 22, 23 e 24 de maio: cinco sessões temáticas moderadas por investigadores mundiais de renome, e que incluem mais de 60 apresentações orais e 30 posters.
Dia 25 de maio: realizam-se dois workshops: no primeiro será debatida a melhor forma de utilizar dados históricos e pré-industriais para antecipar alterações futuras na distribuição das espécies e consequências para os ecossistemas marinhos; e no segundo falar-se-á sobre a forma de envolver governos e ONG’s na cocriação de ações e ferramentas que incorporem dados científicos nos processos de tomada de decisão, planeamento e política para o desenvolvimento sustentável.
O simpósio conta com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra e é organizado pela Ação COST SEA-UNICORN, pelo Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES), por Ciências ULisboa, MARE/ARNET e Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.