FindRayShark

Applying innovative technologies to the conservation of rays and sharks
Acrónimo: 
FindRayShark
Ano de início: 
2018
Ano de fim: 
2020
Tipo de projeto: 
Nacional
Investigador principal: 
Sofia Henriques
Coordenação MARE: 
Sofia Henriques
Instituições participantes: 
CIBIO
Entidade financiadora: 
Fundo para a Conservação dos Oceanos (Oceanário de Lisboa / Fundação Oceano Azul)
Estado: 
A decorrer
Resumo: 

As raias e os tubarões estão em risco de extinção, pois as suas características tornam-nos vulneráveis, sendo especialmente ameaçados pela sobrepesca. Apesar de décadas de investigação, o conhecimento sobre os elasmobrânquios ainda é limitado e impede a nossa capacidade de os proteger. A avaliação das populações de elasmobrânquios marinhos mais ameaçados é particularmente preocupante, pelos efeitos nocivos de muitas técnicas tradicionais de amostragem e pela dificuldade de estudar estes organismos marinhos, pois apresentam uma natureza tímida, alta mobilidade e baixa abundância.

O projeto “FindRayShark - Applying innovative technologies to the conservation of rays and sharks”, do MARE- Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, pretende contribuir para a conservação de raias e tubarões a nível mundial, através da avaliação das suas populações (presença, abundância e tamanho), implementando uma abordagem tecnológica inovadora e não-invasiva. Esta abordagem irá contribuir também para melhorar a gestão de habitats e recursos marinhos e sensibilizar o público.

Seguidamente, será aplicada numa área de estudo principal, onde as observações são raras e o conhecimento sobre a distribuição e ecologia de elasmobrânquios é escasso, apesar do alto potencial para a sua ocorrência (Berlengas). Este arquipélago está a menos de 10 km da costa e do canhão da Nazaré, inclui vários tipos de habitat e é uma área importante da bacia do Mediterrâneo (foco mundial de biodiversidade). Há descrições históricas de habitats importantes para elasmobrânquios, enquanto os desembarques de elasmobrânquios no porto de Peniche são dos mais elevados no país.

O projeto tem três objetivos:

  • Avaliar a presença, abundância e tamanho de raias e tubarões com dois métodos complementares numa região de estudo (vídeo remoto subaquático estéreo com isco e ADN ambiental) e avaliar o seu valor em diferentes contextos;
  • Propor ações de gestão e guias de boas-práticas adequadas ao contexto da área de estudo;
  • Sensibilizar diferentes públicos-alvo, através de diversas atividades de disseminação, usando os resultados do projeto.

O projeto “FindRayShark - Applying innovative technologies to the conservation of rays and sharks” pretende ter um elevado impacto positivo científico e social, ao desenvolver métodos tecnológicos não-invasivos para estudar raias e tubarões e, ainda, ao envolver as partes interessadas e o público na nossa responsabilidade partilhada de salvaguardar estas espécies marinhas e o seu importante papel no funcionamento dos ecossistemas.