Bernardo Duarte, investigador do MARE, participou no programa radiofónico "90 minutos de ciência" na Antena 1. O 90 Segundos de Ciência é um projeto do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier ITQB NOVA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – FCSH NOVA, ambos da Universidade Nova de Lisboa, e Antena 1, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
No episódio nº1750, emitido no passado dia 22 de março, Bernardo Duarte falou de bactérias marinhas que facilitam o crescimentos de plantas de zonas estuarinas de sapal. Em 90 segundos, o investigador falou de como está a usar estes microrganismos enquanto solução a alguns problemas, que afetam plantas de cultivo e interesse agronómico.
"Testamos aplicações, quer foliares, quer através de rega, quer usando um sistema que temos estado a desenvolver, em que tentamos aprisionar as bactérias em microesferas, que podem ser colocadas precisamente onde nós desejamos, em vez de termos de regar grandes extensões, o que reduz bastante a quantidade de inóculo e de bactérias que precisamos", explica o investigador. "Verificámos que, dependendo da aplicação (...), acabamos por conseguir ter efeitos melhores sobre a planta, e a planta acaba por resistir melhor à onda de calor, mas também recuperar melhor após esta onda de calor ter desaparecido".
Para ouvir o episódio clique AQUI