"A exposição EDURRIO atravessou o maravilhoso Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e aterrou no edifício do ICNF em Porto de Mós", bem ao lado do rio Lena! Visitem-nos até 13 de Abril!
As imagens mostram ribeiras escondidas pela cidade, a sua biodiversidade, e os serviços que elas nos fornecem. Trazemos ainda à luz os seus problemas, deixando recomendações de medidas de gestão e boas práticas com vista à sua melhoria.
Esta exposição é composta por 9 expositores de formato "toblerone" onde são expostas diferentes temáticas:
- Ecossistemas fluviais urbanos e suas alterações
- Serviços dos ecossistemas ribeirinhos urbanos
- Vegetação ribeirinha
- Comunidades microbianas
- Invertebrados aquáticos
- Ictiofauna
- Aves
- Exóticas e/ ou invasoras
- Gestão e boas práticas
A equipa de investigação nos bastidores desta exposição é constituída por cinco investigadoras do MARE- Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e ARNET Rede de Investigação Aquática, de diferentes unidades regionais (MARE Universidade de Coimbra, MARE Universidade de Évora e MARE Politécnico de Leiria) Ana Raquel Calapez e Maria João Feio (MARE UCoimbra), Carmen Elias (MARE PLeiria), Mafalda Gama e Silvia Pedro (MARE UÉvora ). A maioria das imagens expostas surgem no decorrer de trabalhos de investigação sobre a ecologia de ecossistemas ribeirinhos urbanos da equipa MARE UC (Grupo Freshwater Ecology em colaboração com outros investigadores (Carlos Alexandre, Jaime Ramos, Salomé Almeida e Sónia Serra).