MARE une-se ao MSC: esta semana aprendemos a escolher produtos provenientes de pesca sustentável?

 

À iniciativa “Somos um Mar de Gente” junta-se o MARE e mais 23 organizações que trabalham para a sustentabilidade do mar, dos oceanos e das espécies que neles habitam

Está a ver aquele selo ecológico, o mais utilizado no mundo, que identifica os produtos do mar provenientes de pesca sustentável? É do Marine Stewardship Council (MSC). Uma organização não governamental sem fins lucrativos que promove, pela terceira vez em Portugal a semana #MarParaSempre da qual o MARE é um dos parceiros institucionais.

Esta semana tem um grande objetivo: promover o aumento do conhecimento sobre a pesca sustentável. E porquê?

Porque é devido à pesca sustentável que é possível assegurar os stocks de algumas populações, de forma saudável. Segundo o relatório SOFIA 2022, “os alimentos provenientes do meio aquático estão a contribuir, mais do que nunca, para a segurança alimentar e a nutrição. O consumo global destes alimentos está a aumentar, atingindo, nos dias de hoje, 20,2 kg per capita” pode ler-se no comunicado da MSC. Agora imagine em Portugal, um dos países onde se consome mais peixe – em média cada pessoa consumiu, em 2020, 59,9 kg de peixe.

Por isso durante esta semana há várias atividades. Nomeadamente a exposição "Como imaginas a vida nos oceanos daqui a 20 anos?", que estará na Estação de Metro do Oriente, em Lisboa, entre os dias 16 e 23 de novembro.