1º Parlamento Oceânico

1º Ciclo do Parlamento Oceânico

Os jardins da Biblioteca da FCT-UNL recebem, no dia 17 de Setembro pelas 11:00 horas, o 1o Ciclo do Parlamento Oceânico, contando com a presença de Emanuel Ramos, que apresentará o sistema de gestão da Área Marinha Protegida Comunitária das Ilhas de Urok, na Guiné-Bissau.

O evento seguirá uma estrutura semelhante ao Parlamento Urbano, construído no âmbito do Projeto "Declaração dos Direitos Urbanos" desenvolvido pelo Coletivo de ArquiteturaZuloark. No âmbito da temática apresentada, contará, então, com um espaço para diálogo e debate entre todos os participantes.

Licenciado em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia da
Universidade de Lisboa, Emanuel Ramos é assistente técnico de Gestão da Área Marinha Protegida Comunitária (AMPC) das ilhas de Urok, composta pelas ilhas de Formosa, Chedã e Nago, situadas no Arquipélago dos Bijagós, na Guiné-Bissau.

A AMPC das Ilhas de Urok, criada em 2005, visou apoiar as populações locais no sentido de orientar o sistema de gestão tradicional de Bijagós para formas de governação capazes de responder aos desafios atuais e às aspirações ao desenvolvimento sustentável, garantindo a preservação da matriz cultural e identitária local e a manutenção da riqueza do ecossistema.

O sistema de gestão da AMPC destaca-se tanto pela abordagem cultural enquanto elemento de preservação dos recursos naturais e dos ecossistemas, bem como pelo facto de todas as faixas etárias da população participarem no processo. Destaca-se, ainda, como um espaço de concertação de recursos e governação, que assenta numa parceria que não retira direitos de propriedade às comunidades locais e promove o diálogo entre gerações.

Date: 
Terça, 17 Setembro, 2019
Formação