O investigador do MARE José Guerreiro, nomeado perito da World Ocean Assessment III em maio, é o novo presidente do IPMA. Iniciou funções esta quinta-feira, seguindo-se ao geofísico Miguel Miranda, que desempenhou estas funções durante uma década.
José Guerreiro é licenciado em Biologia e doutorado em Ecologia e Biossistemática pela Ciências ULisboa, sendo atualmente professor auxiliar com agregação em Ciências do Mar. É perito na ONU, apoiando na componente científica da governança e sustentabilidade do oceano, algo que tem vindo a desenvolver e aprofundar também através do recém-criado Ocean Governance and Sustainability Lab.
Entre 1995 e 2007 desempenhou diversas funções públicas, nomeadamente: secretário de Estado do Ambiente do XIII Governo Constitucional (com a tutela do Instituto de Meteorologia, Instituto da Conservação da Natureza e Instituto de Promoção Ambiental), diretor geral do Ambiente e presidente do Instituto de Promoção Ambiental.
Atualmente, José Guerreiro integrava o Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e o Conselho Nacional da Ordem dos Biólogos, do qual foi bastonário.