A inauguração da Exposição Itinerante “Ictiofauna Nativa dos Rios da Região Oeste”, será seguida da Ação de Formação "Os peixes de água doce do concelho de Sintra – como garantir a sua sobrevivência", organizada pela Câmara Municipal de Sintra, em conjunto com o Projeto Peixes Nativos (MARE/ISPA), a Águas do Tejo Atlântico e a Fundação CulturSintra, no dia 12 de Outubro, com início às 10h00, na Quinta da Ribafria.
As linhas de água do concelho de Sintra albergam várias espécies de peixes de água doce nativos de Portugal, a maior parte delas com elevado estatuto de ameaça, como a boga-portuguesa, o escalo-do-sul e a enguia-europeia. A destruição de habitats, a poluição e a escassez de água são os principais fatores que ameaçam a sobrevivência destas espécies. A diversidade específica e a composição das comunidades de organismos presentes nas diferentes linhas de água está dependente das suas caraterísticas e qualidade ambiental, sendo tanto maior quanto melhor conservado estiver o habitat ripícola.
É, assim, fundamental aumentar o conhecimento sobre:
Esta Ação de Formação é destinada aos atores municipais com funções na área do ambiente, em particular, aqueles com intervenção direta nas linhas de água; técnicos dos SMAS; professores e público em geral.