Com o intuito de colaborar no desenvolvimento de um parque eólico offshore flutuante ao largo da Figueira da Foz, o MARE e a IberBlue Wind (IBW) assinaram, no dia 5 de dezembro, um protocolo que estabelece os moldes da parceria futura.
A IBW é um consórcio especializado na conceção, desenvolvimento e gestão de parques eólicos offshore flutuantes que opera no mercado ibérico que pretende participar no leilão de energia eólica offshore a lançar pelo Governo de Portugal.
Preocupada com os eventuais impactos do projeto na flora e fauna marinhas, a IBW procura soluções que os possam mitigar esses impactos, potenciando as populações de peixes e fomentando sustentabilidade do setor da pesca. A colaboração com o MARE irá permitir estudar os eventuais impactos da instalação da infraestrutura nos ecossistemas marinhos da área de implementação, e propor soluções que mitiguem os eventuais impactos negativos na componente ecológica e na atividade da pesca.
Estiveram presentes na celebração deste protocolo, pelo MARE, o seu Diretor Pedro Raposo e os investigadores José Lino Costa e Bernardo Quintella, pela IBW Enrique de Faragó, Manuel Monteiro e Tiago Morais, e pela Direção da FCUL, Hugo Miranda.
Espera-se que daqui resultem futuras submissões conjuntas de candidaturas a programas de financiamento da União Europeia, como o P2030 e o Horizonte Europa, bem como prestação de serviços especializados, atividades científicas relacionadas com o estudo dos ecossistemas aquáticos, atividades de inovação e transferência de conhecimento e outras de formação e divulgação de ciência.