João Canning-Clode, investigador do MARE e presidente do grupo de especialista em espécies invasoras do ICES (Conselho Internacional para a Exploração do Mar), participou no episódio "Invasive Species: Danger or Untapped Potential" do podcast Ocean Calls, promovido pela Euronews.
O novo episódio do podcast leva os ouvintes a compreender melhor o que é uma espécie invasora, o modo como perturbam o equilíbrio dos ecossistemas marinhos, e o que é possível fazer face a este desafio.
Em águas europeias são descobertas cerca de 2o espécies não-indígenas por ano, e o arquipélago da Madeira não é exceção: "Temos um programa de monitorização que começou há 10 anos. identificámos 70 espécies não indígenas nas nas águas da Madeira", referiu João Canning-Clode, que em 2022, se deparou com uma descoberta preocupante, a alga castanha Ruguloptery okamurae. Segundo o investigador do MARE esta alga, devido à sua rápida proliferação, forma uma grande quantidade de biomassa nas praias, o que afeta o setor do turismo, tornando-se numa preocupação para o governo local. Atualmente, a solução encontrada é a realização de ações de limpeza.
João Canning-Clode explicou ainda a diferença entre uma espécie não indígena e invasora: a distinção é feita com base no comportamento da espécies. Enquanto as espécies não indígenas designam apenas os organismos encontrados em novos locais, as espécies invasoras já apresentam impactos prejudiciais a nível económico e ecológico. "Na Madeira temos 70 espécies não indígenas, mas apenas algumas são consideradas um problema", começa por explicar o investigador. "A maior parte destas espécies não indígenas no nosso sistema não são de facto um problema, mas isso não importa. Se houver uma que cause grandes problemas, então é realmente um problema"
Qual a solução? Para João Canning-Clode, passa principalmente pela prevenção.
Apresentado pelo repórter da Euronews Jeremy Wilks, o podcast Ocean Calls debate em 30 minutos as principais problemáticas da atualidade, com especialistas mas áreas científicas dos oceanos.
Para ouvir o episódio, clique AQUI