Unidade Regional de Investigação do MARE estabelece protocolo para conservação e restauro dos ecossistemas marinhos

A Unidade Regional de Investigação MARE-IPLeiria, inserida na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria, celebrou no passado dia 4 de novembro, um protocolo de cooperação com a Hope Zones Foundation (HZF). Este acordo visa o desenvolvimento de ações conjuntas com vista à conservação e restauro de ecossistemas marinhos. 

A Hope Zones Foundation (HZF), trata-se de uma organização cuja missão é contribuir para a proteção de 30% dos oceanos e terras até 2030, em alinhamento com a agenda das Nações Unidas. Tendo objetivos em comum com o MARE e a ESTM, as três entidades estabeleceram este protocolo que se focará principalmente na zona costeira da região Oeste. Deste modo, a comunidade científica e a sociedade civil poderão unir esforços para potenciar o impacto positivo das florestas marinhas no bom funcionamento ecológico dos oceanos e na capacidade de fornecer bens e serviços.

“A ligação e confiança no trabalho desenvolvido pela ESTM e a sua unidade de investigação associada, permitem saber que Portugal vai continuar a liderar na Economia Azul, desde que se mantenha este compromisso com o mar, as ondas e os oceanos”, refere João Franco em comunicado.

O investigador do MARE salientou que “a investigação fundamental e aplicada sobre as florestas de algas realizada no MARE/ARNET - IPLeiria é essencial para ampliar o nosso conhecimento sobre a ecologia destas importantes florestas marinhas e contribuir para sua conservação. Além disso, permite também apoiar iniciativas como a da Hope Zones Foundation, de promover o cultivo sustentável, incentivando simultaneamente a biodiversidade e a economia circular”.

Para além do MARE e da restante comunidade científica da região, este protocolo contará também com uma forte participação do surf profissional, da comunidade piscatória, e do projeto "Quinta Regenerativa das Algas da Nazaré", que conta com o apoio da World Surf League, Patagónia, Docapesca, Câmara Municipal da Nazaré e das associações de pesca locais.