O Projeto GraciosAzul, financiado pelo Fundo Ambiental e liderado pela investigadora do MARE Kasia Sroczynska, levou a Exposição "Plasticus maritimus, uma espécie invasora" para a Ilha Graciosa, nos Açores.
Da autoria da bióloga e artista Ana Pêgo, "Plasticus maritimus, uma espécie invasora" é uma exposição que nos introduz a uma nova espécie invasora, que tem proliferado em todos os oceanos e praias do mundo. De uma forma simples e colorida, são exibidas colecções, objetos isolados e partes de objetos resultado da recolha de resíduos plásticos efetuada na orla costeira portuguesa. Uma manifestação de criatividade artística que apela ao dever coletivo de respeito e de proteção dos mares e oceanos.
A exposição Plasticus maritimus tem passado por vários locais do país e sido apresentada em diferentes formatos, permanecendo agora em exibição temporária no Museu da Graciosa até 31 de março de 2025.
O Projeto “GraciosAzul” tem como o objetivo a capacitação da população e atores locais da ilha Graciosa, promovendo a valorização dos seus recursos naturais e culturais através da transferência do conhecimento científico. Para alcançar este objetivo, várias são ações de Educação Ambiental já dinamizadas, e a dinamizar durante este ano, dirigidas às crianças, jovens e adultos na Ilha Graciosa.
A ilha Graciosa é a segunda ilha mais pequena do arquipélago dos Açores, e desde 2007 faz parte do programa Man & the Biosphere (MaB) da UNESCO e é considerada a Reserva da Biosfera.