Dia 27 de janeiro marca o início do período de consulta pública da proposta de Plano de Cogestão da Reserva Natural da lagoa de Santo André e da Sancha. O MARE é membro da comissão de cogestão através dos investigadores David Jacinto e Carlos Alexandre.
A Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha está localizada no Sudoeste de Portugal, no Alentejo Litoral, ao longo de uma faixa costeira de cerca de 15 km, no sul do Arco Troia-Sines. A maior parte da reserva fica no concelho de Santiago do Cacém, abrangendo a Lagoa de Santo André e áreas húmidas associadas, enquanto a Lagoa da Sancha se encontra no concelho de Sines.
Trata-se de um dos locais mais importantes para as aves em Portugal e de grande relevância internacional. A área destaca-se também pela sua rica flora e vegetação, com várias espécies endémicas, especialmente no sistema dunar, além de possuir habitats prioritários para a conservação. A reserva é um local privilegiado para várias espécies de peixe ameaçadas e outros grupos de fauna.
Neste contexto, foi criando um Plano de Cogestão para a Reserva Natural das lagoas de Santo André e da Sancha, para através de uma estratégia de gestão conjunta, promover-se a sensibilização, conservação e comunicação, incluindo a compatibilização com as atividades humanas desenvolvidas no território, valorizando-as e promovendo o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades locais.
O objetivo é criar uma relação mais próxima com os cidadãos e as entidades que promovem o desenvolvimento sustentável dessas áreas. Este modelo promove uma gestão próxima com várias entidades, colaborando e aplicando uma gestão participativa, principalmente na divulgação e proteção dos valores naturais.
A partir de 27 de janeiro, e durante um período de 30 dias úteis (até dia 10 de março), estará disponível a Consulta Pública para este Plano de Cogestão. Após a recolha de todos os contributos da consulta pública à proposta, estes serão analisados pela Comissão de Cogestão da RNLSAS. Um relatório será elaborado, detalhando os resultados da consulta e explicando como as sugestões foram incorporadas na versão final do Plano de Cogestão da RNLSAS. Este relatório será disponibilizado nos sites das entidades públicas que fazem parte da Comissão de Cogestão.
A versão final do Plano de Cogestão deverá ainda ser aprovada pelo Conselho Estratégico da RNLSAS.
Os interessados podem consultar a Proposta de Plano de Cogestão da RNLSAS AQUI, ou, em formato físico, no Centro de Interpretação da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha, localizado no Monte do Paio - Brescos, 7500-014 Santo André (contato telefónico: 269740001).
Os contributos podem ser enviados por e-mail para geral@cm-santiagocacem.pt ou mmartins@cm-santiagocacem.pt, ou ainda por correio postal para o Gabinete de Apoio à Presidência, Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Praça do Município, 7540-136 Santiago do Cacém.