Este programa de formação prende-se com a necessidade de promover os recursos e as competências dos docentes das mais diversas áreas das ciências naturais para uma melhor idealização e dinamização das atividades experimentais no ensino geral da biologia.
As mais diversas áreas da biologia marinha estão em constante desenvolvimento científico o que torna fundamental a constante atualização científica dos profissionais ligados à área das ciências naturais. Em particular, os docentes necessitam de atualizar os seus conhecimentos em prol de uma boa planificação científica das suas aulas, proporcionando um ensino de qualidade e excelência.
Os investigadores do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, propõem-se a realizar uma ação de formação em ecologia marinha, com especial ênfase nos ambientes aquáticos (estuarino e costeiro) sujeitos aos ciclos de maré. Os conteúdos apresentados constituirão um suporte que dotarão o docente de uma melhor capacidade para a estruturação dos conteúdos pedagógicos a serem utilizados na sala de aula, em laboratórios das escolas e em saídas de campo.
Através de uma visão mais científica nesta área do conhecimento, pretende-se proporcionar aos formandos situações de aprendizagem que aumentem os seus níveis de conhecimento sobre o meio aquático e contribuir para o desenvolvimento de competências transversais, patentes nas orientações curriculares dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, Secundário e competências essenciais do Currículo Nacional do Ensino Básico e Secundário.