O novo Diretor do MARE, Pedro Raposo de Almeida, iniciou a ronda de visitas que fará estes dias aos vários polos do MARE. Começou pela Madeira. Iniciou a visita na Marina da Quinta do Lorde, que é onde está o laboratório. No dia seguinte, pela manhã, presidiu uma reunião com todos os investigadores e trabalhadores do polo. O Vice-Diretor do MARE, João Canning-Clode, fez uma primeira apresentação do polo, o Diretor esclareceu a sua visão para os próximos anos do MARE e surgiram várias perguntas, de forma informal.
Da parte da tarde participou na inauguração do novo Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira, sendo que o MARE é um dos membros fundadores desta infraestrutura científica. Aí estiveram presentes o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, e entidades militares e civis. Conheceu stakeholders da Madeira. Foram dias produtivos que demonstraram as capacidades e dinâmicas do polo da Madeira.
O MARE Madeira tem uma equipa dinâmica, coesa. No entanto, com algumas fragilidades, nomeadamente em relação aos contratos dos investigadores e é, entre outras, nessa lógica que se comprometem trabalhar, conclui João Canning-Clode.