Vão ser 5 dias em que para além de diversões, farturas e artesanato, miúdos e graúdos vão ter, na Feira de São João, em Évora, a possibilidade de vir conhecer os cientistas do MARE no polo da Universidade de Évora. Brincando para educar, os biólogos do MARE dão a conhecer a sua investigação através de atividades dinâmicas para as crianças, nas quais os pais também aprendem!
De 27 de Junho a 1 de Julho, entre as 18h e as 22h, o expositor “O MARE vai à Feira” estará na entrada do parque da feira, com uma atividade diferente todos os dias.
Depois do sucesso na Noite Europeia dos Investigadores e no FICA’21 – Festival Internacional de Ciência de Oeiras, Sílvia Pedro, investigadora do MARE, volta a trazer os seus aquários, peixes de borracha e jogos de perguntas para as ruas de Évora, com a atividade “Peixes fora de Água!”. Para quê? Para ensinar os mais pequenos como podemos seguir de perto a vida dos peixes nas nossas águas, através da biotelemetria, e a testar o que sabem sobre peixes migradores como as enguias e as lampreias.
E como "nem tudo o que vem à rede é peixe", o MARE traz também à Feira de São João a atividade “Mamíferos e répteis marinhos: o que são e porque dão à costa?” No âmbito do projeto “ARROJAL - Apoio à Rede Nacional de Arrojamentos - Rede Regional Alentejo”, esta atividade tem como intuito sensibilizar para as principais ameaças à vida de cetáceos e répteis marinhos, como os golfinhos e as tartarugas. O que são arrojamentos e qual a resposta a situações de arrojamento? Este workshop pretende responder a estas perguntas e convida os participantes a simular o que fazer em caso de arrojamento destes animais marinhos.
Mas há mais duas atividades que vão dar a conhecer a investigação do MARE aos mais novos e a quem estiver curioso: a atividade “O que se esconde no fundo do mar?” pretende chamar a atenção para os seres “invisíveis” que vivem entre os sedimentos e areias do fundo dos mares e estuários, a meiofauna, ampliando-os a uma escala visível através de modelos realistas materializados com impressoras 3D.
E “Conhece as espécies exóticas invasoras aquáticas: Projeto LIFE INVASAQUA” pretende sensibilizar para as espécies invasoras aquáticas existentes nos nossos rios e estuários, como podem elas impactar as nossas atividades diárias e como podemos minimizar o impacto da sua presença.
A calendarização das atividades do expositor “O MARE vai à Feira” será a seguinte:
27 Junho: Mamíferos e répteis marinhos: o que são e porque dão à costa?
28 Junho: Mamíferos e répteis marinhos: o que são e porque dão à costa?
29 Junho: Meiofauna - O que se esconde no fundo do mar?
30 Junho: Conhece as espécies exóticas invasoras aquáticas (Projeto LIFE INVASAQUA)
01 Julho: Peixes fora de água!
A Feira de S. João é uma mostra com tradições seculares que comporta exposição de artesanato e de outros setores de atividade económica complementado por áreas de lazer, divertimento e animação, desporto, dedicando especial atenção à educação e setor social. Envolve agentes locais, regionais e nacionais de natureza pública ou privada onde se dá a conhecer e, simultaneamente se promove o potencial local, sem preterir a história e a tradição de há mais de 500 anos.
Após o interregno forçado, a Feira de São João regressa de 23 de junho a 3 de julho, num dos maiores certames realizados a sul do Tejo e que, anualmente, traz ao concelho de Évora milhares de visitantes.