Vanessa Fonseca e Catarina Frazão Santos foram distinguidas na edição deste ano dos Prémios Científicos Universidade de Lisboas/Caixa Geral de Depósitos. Vanessa Fonseca foi uma dos quatro investigadores premiados. A Catarina Frazão Santos foi atribuída uma menção honrosa.
A investigadora do MARE Vanessa Fonseca desenvolve trabalho nas áreas da ecologia marinha e estuarina, fisiologia e ecotoxicologia, aplicadas à qualidade ambiental, avaliação de riscos, e à sustentabilidade dos recursos marinhos. Atualmente a sua investigação foca-se na rastreabilidade, proveniência e segurança dos produtos do mar. Ao ser premiada, a investigadora irá receber um incentivo para a investigação no valor de 6500 euros.
Catarina Frazão Santos é investigadora e docente de planeamento marinho na Universidade de Lisboa. A sua investigação centra-se nas múltiplas dimensões da sustentabilidade dos oceanos, no contexto das alterações ambientais globais.
Os Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos, visam premiar anualmente a atividade de investigação científica, e incentivar a prática de publicação internacional de reconhecida qualidade e impacto. A entrega dos prémios decorrerá dia 25 de junho, durante as jornadas científicas da Universidade de Lisboa.