Publicado a Dezembro de 2023, o livro "Micro e Nanoplásticos - um Macroproblema", o livro pretende sensibilizar para o problema do plástico.
"É urgentíssimo que os decisores políticos mundiais adotem medidas para reduzir a utilização de plástico e aumentar a sua reciclagem. Mas é claro que, é utópico pensar que o plástico vai simplesmente desaparecer", lê-se no capítulo introdutório. "É fundamental aumentar a consciencialização dos decisores políticos, da indústria e do público em geral sobre os impactos do lixo marinho; aumentar o conhecimento sobre as melhores práticas para lidar com este gigantesco problema a nível mundial; identificar e colmatar as lacunas de conhecimento relacionadas com a sua gestão e, melhorar a cooperação entre todos os intervenientes."
Editado por Delminda Moura, Isabel Mendes, Jaime Aníbal e Ana Gomes, investigadores do Laboratório Associado ARNET - Rede de Investigação Aquática, com a revisão de Filipa Bessa, Helena Adão (MARE, ARNET), Lúcia Guilhermino, Juan Luis Garzón Hervás e Maria João Bebianno, Paulo Gavia e Rosa Leon, "Micro e Nanoplásticos - um Macroproblema" divide-se em 8 capítulos, e ainda num resumo do projeto PlasticSea (CIMA, ARNET), que esteve na origem do livro.
"A edição do presente livro foi possível graças ao contributo dos investigadores que colaboraram nos trabalhos de campo e de laboratório para adquirir os conhecimentos aqui partilhados, aos autores dos diversos capítulos que nele transmitem parte dos resultados da sua investigação, aos revisores científicos que contribuíram e despenderam o seu tempo para melhorar os manuscritos e aos editores que compilaram, reviram e orientaram todo o processo que conduziu à edição do livro "Micro e Nanoplásticos: um Macroproblema", refere Maria João Bebianno, membro ARNET, nos agradecimentos.
O que são os micro e nanoplásticos e como chegam ao oceano, o que lhes acontece lá, a sua presença na costa portuguesa, os efeitos que têm em organismos vivos, na aquacultura e as ameaças que podem trazer à saúde humana, são algumas das questões exploradas nos capítulos de "Micro e Nanoplásticos: um Macroproblema". O último capítulo, abre portas para potenciais soluções, falando-nos sobre a utilização de microalgas na remoção de micro e nanoplásticos nas estações de tratamento de águas residuais.
O livro é um contributo ARNET - Rede de Investigação Aquática para as políticas públicas relacionadas com a problemática da poluição por plástico, enquadrado nas metas do objetivo 14 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
O ARNET (Rede de Investigação Aquática) é um Laboratório Associado do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, que age num contexto de alterações globais e pressões antropogénicas. Com valências nas ciências biológicas e ambientais, aplica abordagens metodológicas orientadas aos diferentes sistemas aquáticos, desde as bacias hidrográficas aos ecossistemas de mar aberto e profundo. É uma rede multi-institucional de ampla distribuição geográfica composta por mais de 700 investigadores de três unidades de I&D multidisciplinares: o MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), e o Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA).