Andreia Braga-Henriques, membro do MARE (MARE-Madeira), foi nomeada para o cargo de Diretora Regional das Pescas do Governo Regional dos Açores.
De acordo com o Despacho de nomeação, justifica-se a mesma pela sua “formação, reconhecidas capacidades técnicas e de liderança, bem como a respetiva experiência e relevante atividade profissional desenvolvida”.
Doutorada em Ciências do Mar pela Universidade dos Açores e mestre em Ecologia Aplicada pela Universidade do Porto, Andreia Braga-Henriques desenvolve trabalho de observação de biodiversidade, e de mapeamento do mar profundo com a utilização de sistemas robóticos marinhos.
O seu trabalho permite-lhe integrar o grupo do ICES (Conselho Internacional para a Exploração do Mar) dedicado à biologia e conservação de habitats de profundidade do Atlântico Norte (WGDEC). É ainda Presidente do grupo do ICES sobre Avaliação integrada dos Açores, membro convidado do Comité Científico do Projeto Deep Madeira (Deep-ML), membro do Comité Regional de Investigação Científica para o programa Challenger 150 apoiado pela ONU, e curadora associada do Museu de História Natural do Funchal, estudando corais mesofóticos (vivem em ambientes onde a luz solar é limitada) e de profundidade.
Nos últimos 15 anos, Andreia pertenceu ao painel de peritos em taxonomia de corais, liderado pela Universidade de Plymouth, e participou em várias expedições científicas internacionail no Atlântico Norte. Atualmente é funcionária permanente na Secretaria Regional do Mar e Pescas do Governo dos Açores, posição que lhe permitiu a nomeação para este novo cargo.