Investigadores do MARE foram convidados pela Associação de Caça e Pesca de Alfaiates (Sabugal) nos passados dias 5 e 6 de julho, para a realização de uma ação de divulgação dirigida ao município de Sabugal, e aos residentes da Vila de Alfaiates.
Esta acção de divulgação contou com mais de 20 participantes, contando ainda com a presença do ICNF, GNR (SERPA e Guarda Florestal), e do Município do Sabugal.
A dinamizar a ação, estiveram também presentes diversos investigadores do MARE, O aluno de doutoramento Diogo Dias, apresentou os riscos e potenciais impactos da perca-europeia. Por sua vez, a investigadora Mafalda Moncada, falou sobre o impacto de predação do peixe-gato-europeu sobre os peixes nativos.
Filipe Ribeiro, coordenador do Laboratório de Invasões Biológicas do MARE, não só apresentou vários projetos desenvolvidos por este centro de investigação relacionados com o combate às espécies invasoras (ex. Perca-europeia no Sabugal e Meimão, Megapredator e LIFE-Predator) mas também sobre as várias opções para a valorização da pesca lúdica e desportiva (ex. ANADROMOS, CRER e GAMEFISH). Para o investigador, “existem vários caminhos possíveis para promover a gestão piscícola da Albufeira de Alfaiates, que compatibilizem a pesca lúdica-desportiva mas também para promover a proteção das espécies nativas existentes na ribeira da Aveleira.”
A ação de divulgação incluiu também realizada uma sessão de amostragem de pesca elétrica na ribeira de Aveleiras e utilização de redes de emalhar na Albufeira de Alfaiates, onde foram capturadas algumas espécies como o escalo-do-norte, a boga-do-norte, a carpa-comum e a perca-sol.
Francisco Fernandes, presidente da Associação de Caça e Pesca de Alfaiates, comentou que “esta ação constituiu uma primeira oportunidade para mostrar os valores naturais desta região”, e espera que se repita no futuro no Concelho do Sabugal”.
Fotografias da autoria do Fish Invasions Lab