Projeto Emc2 integra livro sobre a investigação em camarinha

Um dos objetivos do projeto Emc2 é promover a conexão com a natureza, através de visitas a zonas costeiras, transformando-as num local privilegiado de ensino-aprendizagem de ciência e botânica. Recentemente, o projeto integrou um livro sobre a investigação em camarinha desenvolvida por equipas de investigadores de Portugal e Espanha. 

A camarinha, planta de nome científico Corema album (L.) D. Don, é uma planta dioica endémica de ecossistemas dunares da costa atlântica da Península Ibérica e de cobertos arbóreos onde domina o pinheiro. A camarinha possui frutos brancos (ou de cor rosa) de grande potencial para a fileira dos pequenos frutos.

O projeto Emc2 teve início em 2016 em Moledo, após se verificar a diminuição da população de camarinhas na Duna de Moledo. Desde 2017 que efetua ações de multiplicação destas plantas por estacaria, com a colaboração de investigadores do INIAV IP, da União de freguesias de Moledo e Cristelo, do município de Caminha, e da associação COREMA.

Deste trabalho, surgiu a integração no livro “Uma viagem pela investigação em Corema álbum”, que visa a divulgação do trabalho realizado no âmbito da investigação sobre Camarinhas, desenvolvidas por várias equipas de investigadores espanhóis e portugueses. 

Neste sentido, o projeto Emc2 - ‘Explorar Matos de Camarinha da Costa’ é descrito no livro, apresentando as diversas iniciativas de multiplicação por estacaria e de educação ambiental, realizadas com alunos dos 1º e 2º ciclos das escolas locais. No livro, encontram-se também descritos os principais resultados obtidos no projeto.

Para aceder ao livro clique AQUI