António Carmona Rodrigues, membro do MARE pela Universidade Nova de Lisboa (MARE-NOVA), será o próximo presidente do grupo Águas de Portugal – Grupo AdP, após a renúncia de José Furtado ao cargo, no passado mês de abril.
O comunicado é do ministério do Ambiente, que justifica a decisão com o “vasto currículo nas áreas de recursos hídricos, hidráulica e ambiente” do Professor Carmona Rodrigues.
Após ter passado pelos cargos de ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação, de Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e de Presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, António Carmona Rodrigues assume agora o leme daquele grupo empresarial. De capitais exclusivamente públicos, o Grupo AdP inclui empresas nacionais e internacionais, e além da gestão integrada do ciclo urbano da água tem desenvolvido atividade também na área das energias renováveis.
Licenciado em Engenharia Civil, António Carmona Rodrigues especializou-se em Engenharia Hidráulica Fluvial nos países baixos pelo IHE Delf Instituto for Water Education, e em 1992 em Engenharia do Ambiente com um Doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, onde é professor-auxiliar no Departamento de Ciência e Engenharia do Ambiente. Durante os seus 40 anos de experiência, participou e foi responsável por vários projetos de investigação nas áreas de gestão de recursos hídricos, e modelação da qualidade da água em rios e albufeiras. É também coordenador do responsável pelo Laboratório de Hidráulica Armando Lencaste na FCT/UNL.
Atualmente é membro da Ordem dos Engenheiros, do Conselho Nacional da Água, da Comissão Nacional Portuguesa das Grandes Barreiras, da Academia de Engenharia, da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, e é ex-campeão nacional de rugby.