Catarina Guerreiro, investigadora do MARE, participou no programa radiofónico "90 minutos de ciência" na Antena 1. O 90 Segundos de Ciência é um projeto do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier ITQB NOVA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – FCSH NOVA, ambos da Universidade Nova de Lisboa, e Antena 1, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
No episódio nº1854, emitido no passado dia 3 de outubro, Catarina Guerreiro falou do seu estudo sobre o impacto da deposição de poeiras provenientes do deserto do Saara na superfície do oceano. Em 90 segundos, a investigadora explicou de estas poeiras podem servir como uma fonte alternativa de nutrientes no contexto de um oceano cada vez mais quente e de uma bomba biológica mais fraca devido ao impacto das alterações climáticas.
Estas poeiras oriundas do Saara transportam consigo nutrientes como o ferro e o fósforo que têm o potencial de fertilizarem o fitoplâncton marinho que vive na zona fótica do oceano, a camada mais superficial deste ecossistema.
A investigadora do MARE encontrou evidências que suportam esta hipótese com base na observação do aumento da abundância de determinadas espécies de nanoplâncton calcário e de natureza mais oportunista em resposta à deposição de nutrientes provenientes das poeiras do Saara.
“Isto faz-nos pensar que de facto as poeiras podem ter um papel importante enquanto fonte alternativa de nutrientes para a produtividade oceânica no contexto do aquecimento climático”, conlcui Catarina Guerreiro.
Para ouvir o episódio clique AQUI