Catarina Guerreiro no 9º SOLAS OSC

A investigadora do MARE Catarina Guerreiro participou no 9º SOLAS OSC, que se realizou entre 10 e 14 de novembro em Goa (Índia). Catarina participou neste evento organizado pelo CSIR-National Institute of Oceanography, para apresentar a sessão plenária sobre o tema central “Atmospheric deposition and ocean biogeochemistry. 

Durante a sua apresentação principal, “Aeolian dust deposition in the ocean: a calcifying phytoplankton perspective”, a investigadora do MARE partilhou o trabalho que desenvolveu no seu início de carreira, onde estudou as respostas ecológicas e biogeoquímicas marinhas à deposição de poeira do Saara no Atlântico. Este trabalho teve como foco as comunidades das algas marinhas coccolitóforos, que resultou de colaborações interdisciplinares com vários investigadores europeus.

Na apresentação, Catarina Guerreiro explicou como a fertilização por poeiras no Atlântico tropical beneficia sobretudo a taxa dos coccolitóforos de floração rápida que vivem à superfície. Para além disto, a investigadora mostrou que estas poeiras, contribuem ainda para a produção de concentrações celulares, que é suficientemente forte para aumentar a produção de exportação de coccolitóforos e de carbono orgânico particulado (POC). Isto significa que a ocorrência cada vez mais frequente de tempestades de poeira (devido ao aumento da desertificação) pode contribuir (pelo menos parcialmente) para contrabalançar o enfraquecimento da bomba biológica de carbono relacionado com o aquecimento global.

Ao participar no evento, Catarina Guerreiro, teve a possibilidade de não só partilhar o seu trabalho e conhecimento, mas também de fazer novas conexões, num ambiente acolhedor e estimulante para o intercâmbio científico, que encoraja a colaboração e a inovação.

O SOLAS OSC trata-se de um evento bienal que reúne as comunidades oceanográficas e atmosféricas internacionais que trabalham em temas relacionados com o estudo da superfície do oceano e da baixa atmosfera.