O MARE-UCoimbra e o Museu da Água de Coimbra estão a organizar uma série de atividades para celebrar o Mondego em dias comemorativos ao longo do ano.
A investigadora Ana Marta Gonçalves vai apresentar, no contexto do Dia Nacional do Mar, “Mudanças globais e impactos nos ecossistemas estuarinos e costeiros” numa sessão a decorrer no Museu da Água de Coimbra, dia 16 de novembro, pelas 16h. A sessão é de participação livre e inclui um seminário e uma degustação de patês (atum e sardinha)!
Sobre a sessão: Vários recursos marinhos como peixes, moluscos e alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão, fazem parte da dieta dos seres humanos desde que estes começaram a pescar. Estes recursos possuem elevado valor nutricional, devido ao alto teor em proteína e baixo teor em gordura, estando o seu consumo associado a vários benefícios para a saúde, nomeadamente o bom desenvolvimento do sistema nervoso e a redução da incidência de doenças cardiovasculares. Estes recursos marinhos são muito apreciados pelos seres humanos e representam um importante valor económico, havendo uma crescente procura face ao crescimento exponencial da população humana mundial. Face a esta necessidade observou-se um aumento da produção de alimento de origem marinha com impactos de grande magnitude nas populações selvagens, que são frequentemente sobreexploradas e mal geridas. A preocupação com o estado ecológico do ambiente e das populações selvagens desencadeou também o desenvolvimento da aquacultura assumindo uma dimensão e importância crescentes ao longo dos anos. Dependendo da área de produção, em regime semi-intensivo, a qualidade do pescado poderá ser afetada devido à dificuldade em controlar vários fatores como o alimento, o stress no tanque, a qualidade da água e parâmetros ambientais. Estes sistemas estuarinos costeiros são ecossistemas únicos que estão sob forte pressão em consequência direta ou indireta das atividades antrópicas com repercussões para as comunidades aquáticas. Assim, é importante uma exploração sustentável e equilibrada, baseada no conhecimento da composição nutricional das espécies aquáticas de modo a compreender o seu potencial e valor para a qualidade alimentar e saúde humana.
Mais informações aqui.