Emanuel Gonçalves, investigador do MARE (MARE-ISPA), é coautor do artigo científico "Marine protected areas promote stability of reef fish communities under climate warming", publicado no passado dia 28 de fevereiro na revista Nature.
A equipa de investigadores procurou saber se a proteção conferida aos peixes pelas áreas marinhas protegidas, promove a sua resiliência às ondas de calor marinhas. Os investigadores quantificaram a estabilidade da abundância de peixes do recife, desde populações a meta comunidades (conjunto de comunidades interativas que estão ligadas entre si, devido à dispersão de múltiplas espécies que podem interagir). Esta quantificação teve em consideração a resposta das espécies e diversidade funcional, incluindo a afinidade térmica de diferentes grupos tróficos.
Este estudo levou os investigadores a concluir que, de um modo geral, a proteção conferida pelas áreas marinhas protegidas, mitiga os efeitos adversos das ondas de calor marinhas na abundância de peixes, e na estabilidade das comunidades.
Para ler o artigo clique aqui