Assinatura do protocolo de colaboração entre o Município de Torres Vedras e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
O mês começou bem – com a sessão de inauguração do Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras em Porto Novo (Torres Vedras). O MARE da Unidade Regional de Investigação da Universidade Nova de Lisboa, juntamente com o laboratório Associado ARNET – Aquatic Research Network, será o centro de investigação de suporte. Um polo de literacia oceânica e costeira é o que se pretende desde centro que fará a difusão do conhecimento e da investigação nos domínios do mar e das zonas costeiras com múltiplas dimensões de atuação e intervenção de cariz formativo, científico e sociocultural, capacitando também as comunidades locais.
Este centro resulta de uma candidatura efetuada ao Mar 2020 e complementa um outro equipamento, o Centro Interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul, que resulta igualmente da reabilitação de um antigo posto do guarda fiscal, também propriedade do Estado, mas na localidade da Assenta.
Na inauguração estiveram presentes o diretor da FCT NOVA, Professor José Alferes e a Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues assinando um protocolo para dinamização científica do referido centro. Esteve também presente o secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, e o investigador do MARE José Carlos Ferreira que é o encarregado da coordenação científica.
O Município de Torres Vedras e a FCT NOVA com o suporte do MARE/ARNET ambicionam construir um centro de referência mundial de desenvolvimento sustentável azul de base local, que assenta em quatro eixos: na capacitação, nomeadamente de estudantes e da comunidade costeira; na investigação nos domínios do mar e das zonas costeiras através do acolhimento de estudantes de mestrado e doutoramento; na experimentação através da realização de ações de educação e sensibilização e workshops; e na partilha de conhecimento, tendo sempre a temática da valorização e conservação dos recursos costeiros como base.
Para já estão acordadas as seguintes atividades:
(com o foco numa economia circular azul e no empreendedorismo de base local)
Pretende-se assim promover uma “Coastal Community Living Lab” transformando a comunidade local e o território costeiro num autêntico laboratório de transferência de conhecimento, de discussão e construção de conhecimento partilhado entre a comunidade, os decisores e os cientistas. As técnicas de design thinking e envolvimento ativo das comunidades e processos de “Colaboração e Empowerment”, “Reflexão Crítica” e “Capacitação e aprendizagens coletivas” não faltarão.
Já pode visitar centro no antigo posto do guarda fiscal de Porto Novo, localizado na rua Duque de Wellington, em Porto Novo (Torres Vedras).