Investigador do MARE distinguido com Prémio I&D Aplicada 2020

O Professor Doutor Pedro Raposo de Almeida, investigador do Polo da Universidade de Évora do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente), foi distinguido, nesta segunda-feira, com o Prémio I&D Aplicada 2020, atribuído pelo Gabinete de Apoio à Inovação, Transferência, Empreendedorismo e Cooperação (GAITEC) da Universidade de Évora.

 

Além dos inúmeros agradecimentos, referindo-se à distinção o investigador referiu na cerimónia que “estas iniciativas são essenciais para a academia, para a nossa universidade, porque, de facto, de alguma forma, valorizam o trabalho que nós fazemos, e é um estímulo não só para quem tem esta distinção, mas sobretudo para o resto dos colegas que poderão, eventualmente, ver na ID-Aplicada uma oportunidade para desenvolver as suas atividades”.

 

Aproveitou igualmente para reiterar que, ao contrário do que muitas vezes se pensa, a Investigação Aplicada dedica-se, sim, à ciência. “Não há nenhum projeto aplicado que desenvolvamos em que não haja uma exigência de produção de trabalho científico. Seja na forma de publicações, comunicações, apoio a dissertações de mestrado ou mesmo teses de doutoramento. É uma exigência”, esclarece. Finaliza com uma mensagem de esperança: haverá em breve oportunidades excelentes de investimento, há que estar atento.

 

O Prémio I&D Aplicada, do GAITEC, premeia o investigador através da avaliação “do valor dos contratos de investigação e desenvolvimento aplicada celebrados, número e regularidade de atividades desenvolvidas, número de entidades com as quais foram celebrados contratos de prestações de serviço e impacto técnico e científico do trabalho desenvolvido”, pode ler-se no comunicado do GAITEC.

 

Poderá assistir à cerimónia do Dia do GAITEC através do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=C1M-4ZIvVMY