O investigador do MARE João Canning-Clode, participou no Mirpuri Foundation Fórum, que decorreu no passado dia 5 de julho em Cascais.
Este evento tratou-se de uma colaboração entre a Fundação Mirpuri e The Explorers Club- Portugal Chapter, que serviu de plataforma de debate entre líderes nacionais e internacionais de renome, sobre os principais desafios ambientais e soluções inovadoras para a sustentabilidade e conservação do oceano.
João Canning-Clode participou no encontro enquanto Edinburgh Ocean Leader, integrando o painel "Climate-Foward Partnerships and Conservation Iniciatives", ao lado de oradores de renome como o biólogo marinho Carlos Duarte, e a diretora geral da IUCN, Grethel Aguilar. Nesta mesa redonda, os vários elementos de painel tiveram a oportunidade de partilhar ideias sobre parcerias e iniciativas, destinadas a combater as alterações climáticas e a promover práticas sustentáveis.
Em comunicado de imprensa, o investigador e fundador do MARE-Madeira, diz-se "honrado por poder partilhar a sua experiência profissional, em particular sobre o papel da criatividade na investigação feita na Região", e que “para poder competir com as grandes referências internacionais, teria de desenvolver dois aspectos extremamente importantes: a criatividade e as colaborações internacionais”. Neste contexto, torna-se ambição do investigador, criar uma academia para jovens do ensino secundário, nas áreas da literacia dos oceanos, conservação da natureza, comunicação, empreendedorismo e economia azul.