O investigador do MARE João Canning-Clode teve a oportunidade de fazer parte da Monaco Blue Iniciative e Monaco Ocean Week, que se reralizou entre os dias 17-20 de março. A sua presença deu-se no âmbito do programa "Edinburgh Ocean Leaders", tendo o investigador participado também na reunião anual dos Edinburgh Ocean Leaders que se realizou entre os dias 12-15 de março.
O programa Edinburgh Ocean Leaders foi concebido com o objetivo de acelerar a liderança. criatividade e influência de profissionais de excelência na área dos oceanos, trabalhando em conjunto para um impacto positivo e significativo na saúde dos oceanos. Todos os anos são selecionados oito líderes do oceano, das mais diversas áreas, tendo João Canning-Clode sido selecionado em 2023. Este programa apoia a formação em liderança, mentoria, desenvolvimento profissional e oportunidades de networking, o que possibilitou ao investigador participar na Monaco Blue Iniciative e na Monaco Ocean Week.
A Monaco Blue Iniciative e a Monaco Ocean Week é um evento patrocinado pela Fundação Príncipe Alberto II do Mónaco, onde se reúnem representantes de governos, organizações internacionais, sociedade civil, ONGs, setor privado, comunidade científica e comunicação social, para desenvolver sinergias com o objetivo da proteção do ambiente marinho, e o desenvolvimento de uma economia azul verdadeiramente sustentável.
Na edição deste ano, o investigador do MARE, foi palestrante em dois painéis: "Liderança Oceânica baseada em ações", onde falou do seu percurso de liderança e criação do MARE-Madeira, e "A Iniciativa da grande Muralha Azul", onde falou sobre a importância da investigação de baixo custo, monitorização e envolvimento comunitário para ajudar a tomada de decisão, principalmente em países do continente africano.