Nos passados dias 8 e 9 de abril MARE e a associação MARDIVE, promoveram uma ação no âmbito do programa Kids Dive, abrangendo cerca de 120 alunos do ensino básico e secundário do Município de Setúbal.
Fundado pelo biólogo do MARE Frederico Almada, o programa Kids Dive destina-se a crianças e jovens, com o objetivo de lhes proporcionar uma experiência subaquática educativa, de modo a cultivar uma forte relação com o oceano e a promover a conservação dos ecossistemas marinhos.
A atividade decorreu na Piscina Municipal das Palmeiras, e consistiu num batismo de mergulho. Na piscina, foi simulado o fundo do oceano com um percurso subaquático, onde os alunos realizaram vários jogos dentro da temática da sustentabilidade. “O mergulho em piscina é uma oportunidade de mostrar às gerações mais novas que o mergulho não é uma atividade nada radical e que podem olhar, com os próprios olhos, para aquilo que têm no concelho de Setúbal, perceber o que existe debaixo de água, que é para, um dia mais tarde, se houver alterações naquilo que existe no meio aquático no concelho, eles estarem alerta e conseguirem constatar por iniciativa própria”, começou por explicar Frederico Almada ao Município de Setúbal.
Ao longo do percurso, composto por zonas de algas e zonas de pesca, os alunos ficaram a conhecer as cores e os sons do ambiente marinho, bem como a problemática do plástico marinho. . "Numa das fases do circuito, os alunos passam por dois arcos, tipo hula hoop, e quando chegam ao terceiro e último arco há uma película de plástico transparente, que é não visível debaixo de água”, o que constitui “uma oportunidade para perceberem” como os plásticos causam problemas nos animais. “É muito interessante ver os alunos a fazer isto e a perderem ali dois ou três segundos até conseguirem perceber que barreira invisível foi aquela contra a qual chocaram. É uma forma de eles sentirem também o que é ser um animal marinho num oceano poluído”, continuou Frederico Almada. O percurso terminou com uma selfie e a oportunidade de andar numa scooter subaquática utilizada em investigação.
A acompanhar o batismo de mergulho, foram também realizados workshops sobre biodiversidade marinha e plástico marinho, que contaram com a participação do Jardim Zoológico de Lisboa e da Associação Portuguesa do Lixo Marinho.
Para além desta atividade, no âmbito do programa Kids Dive, o MARE e o MARDIVE promoveram também no passado mês de março, uma ação na Praia Alpertuche, o que permitiu a meia centena de alunos do ensino secundário ficarem a conhecer as espécies marinhas da zona do intertidal rochoso.
Tassiana Malzone, bióloga do Kids Dive, explicou ao Município de Setúbal que os biólogos deste programa fazem questão que este tipo de ações sejam realizadas nas praias mais próximas da escola "para que fiquem a conhecer melhor o município onde vivem e as espécies que existem e também para que divulguem o que aprenderam junto dos colegas”.
a 5 de Junho dá-se o encerramento das atividades para este ano letivo de 2023/2024 na Kids Dive Summit, que junta biólogos marinhos e alunos que participaram no programa.