MARE no Dia Nacional dos Cientistas 2023 – Hoje os caminhos do conhecimento vão dar a Évora

O Dia Nacional dos Cientistas celebrou-se a 16 de maio, e a cidade de Évora foi em 2023 o foco das suas celebrações.

A 8ª edição do encontro Caminhos do Conhecimento decorreu no Palácio de D. Manuel, com várias palestras e intervenções, enquanto por toda a cidade investigadoras e investigadores levaram a ciência às escolas, às ruas e aos jardins. Três investigadoras do MARE, Sílvia Pedro, Mafalda Gama e Soraia Vieira, juntaram-se aos 28 cientistas da Universidade de Évora que foram visitar todas as escolas da cidade para conversar sobre ciência com crianças e jovens.

A organização foi do Centro Ciência Viva de Estremoz, Rede de Centros Ciência Viva, da Universidade de Évora e dos Municípios de Évora e de Estremoz.

Do programa também constaram visitas das escolas aos laboratórios da Universidade de Évora, que abriram as portas aos alunos. A coordenadora da Unidade Regional de Investigação do MARE na Universidade de Évora, Helena Adão, e a responsável pelo laboratório e colaboradora do MARE Cláudia Vicente receberam esta iniciativa no Nemalab, Laboratório de Nematologia da Universidade de Évora.

 

 

 

A conferência de encerramento foi proferida por Mark Maslin do University College de Londres que publicou recentemente o livro Antropoceno; como transformámos o nosso planeta.

 

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 para celebrar e reconhecer a contribuição histórica, relevante e inovadora da comunidade científica para o avanço do conhecimento e, assim, para o progresso e o bem-estar da sociedade. Pretende homenagear as mulheres e os homens que se dedicam à ciência e contribuem com o seu trabalho para o progresso social assente na curiosidade, na criatividade, no pensamento crítico e no envolvimento de todos os cidadãos. A data do nascimento de José Mariano Gago – dia 16 de maio – foi escolhida para homenagear o seu legado.