Abriu esta quarta-feira ao público, no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), no quadro do projecto nacional Portugal entre Patrimónios, de que o MARE é parceiro, a exposição MOSAICO. Conta com um “azulejo” concebido pela investigadora do MARE Zara Teixeira, com o auxílio da investigadora do MARE Maria Adelaide Ferreira, tendo sido executado por Lúcia Saldanha do MNAC.
"O conceito do Painel do MARE foi definido tendo por base requisitos de estrutura e temáticos definidos pela organização. Nós optamos pelo tema da geografia e através dele representar a missão do MARE. Mais especificamente, o foco foi para o estudo dos ecossistemas e risco ambiental com uma alusão à problemática das alterações climáticas e ao potencial de redistribuição geográfica de espécies marinhas devido ao aumento da temperatura da água", explica Zara Teixeira.
Este 8# Encontro do projeto nacional [Portugal entre Patrimónios] com o tema “Ser Português”, reúne vários desenhos, numa associação livre, apresentando relações inesperadas, revelando os traços do acaso numa dinâmica criativa. “A partir de todos os contributos parcelares deste “mosaico de papel” descobre-se simbolicamente a síntese de toda uma construção participativa, na qual, intencionalmente, cada um dos intervenientes desconhece o trabalho desenvolvido paralelamente pelos outros”, pode ler-se no comunicado do MNAC.
Na entrega a esta experiência e no "cruzamento de expressões" define-se a procura e a vontade de, através de uma múltiplos conteúdos, técnicas, leituras e referências, agir como um todo. Pode visitar a exposição até 30 de dezembro.